
O Hospital Veterinário Universitário (HVU) participou de ação de vacinação e microchipagem dos animais comunitários do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na manhã de quinta-feira, 08/05/2025. A ação é organizada pela Coordenação de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (COASET) e, por meio da parceria com o HVU, diversos animais comunitários receberam a vacina antirrábica. Cerca de 150 doses de vacinas antirrábicas estão sendo aplicadas em animais comunitários esta semana no Campus São Cristóvão.
Atualmente, a UFS abriga a maior colônia de felinos do Estado de Sergipe com aproximadamente 700 gatos, o que torna de grande relevância ter um maior controle diante do convívio com toda comunidade acadêmica. Além da aplicação da vacinação antirrábica, os animais que não são microchipados recebem um dispositivo cutâneo que mapeia por quais procedimentos ele já passou, como vacinas e castração. Dessa forma, a microchipagem é essencial para o registro dos animais comunitários no Cadastro Nacional de Animais Domésticos do Ministério do Meio Ambiente (Simpatinhas).

Nessa ação, os animais eram capturados e vacinados por médicos veterinários da instituição. “A raiva é uma doença de grande importância epidemiológica que recentemente têm sido notificada em animais e até humanos em várias regiões do país. Pensando nisso, esta é uma ação de grande importância do ponto de vista da saúde de toda a comunidade acadêmica. Quanto mais animais vacinados, maior a imunidade de rebanho proporcionada, impedindo que a doença apareça no nosso campus”, destacou Alanna Andrade, Médica Veterinária do HVU. Além de Alanna Andrade, o Médico Veterinário Clêrton Rocha também participou da ação.


Além de membros do HVU, COASET, a ação teve a participação de dez alunos do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) e profissionais voluntários.

Importante ressaltar a relevância do papel do HVU para toda comunidade acadêmica. Não somente em ações de vacinação, o HVU disponibiliza dois dias da semana para atendimento dos animais comunitários da UFS. Nos atendimentos, são realizadas avaliações clínicas, exames laboratoriais e cirurgias em casos que forem necessários. Dentre os procedimentos cirúrgicos, por exemplo, são realizadas castrações, o que contribui para um maior controle dos animais do campus. Esses atendimentos são possíveis por causa da parceria com a COASET, responsáveis pela captura e acompanhamento dos animais aos atendimentos no HVU.
Por Marcos Araujo - HVU/UFS