UFS firma convênio para tratar do abandono animal no município de São Cristóvão

Assinatura do documento envolve parceria entre a universidade, Fapese e Sema

Parceria visa diagnosticar e tratar a situação populacional de cães e gatos em São Cristóvão. (Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), na manhã desta quinta-feira, 30, firmou convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Cristóvão (Sema), para tratar de questões em torno do abandono animal no município.

A parceria visa realizar pesquisas para diagnosticar a situação populacional de cães e gatos na cidade, e a necessidade de aplicação de medidas de controle vinculadas ao “Projeto de Guarda Responsável: saúde ambiental e respeito à vida animal”, que tem como objetivo promover desencorajamento ao abandono e estimular o controle da superpopulação de animais nas ruas. “Foi um processo longo até essa assinatura, e hoje a gente só tem a celebrar essa etapa tão importante que foi alcançada. Continuaremos trabalhando para que novas conquistas sejam alcançadas”, celebra o reitor da UFS, Valter Santana.

Reitor da UFS, Valter Santana, assinou o termo de convênio na manhã desta quinta-feira, 30. (Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

O município de São Cristóvão conta, atualmente, com cerca de 14.500 animais domiciliados, no entanto, não há uma estimativa ao certo da população destes animais em situação de negligência. Para a presidente da Fapese, a fundação atuará de maneira imediata para reverter o quadro de abandono. “Temos o papel de catalisar todos os trâmites e agilizar todos os processos de compra para que essa proposta, que é muito importante, tenha uma fluidez. Então, o nosso papel é esse e estaremos vigilantes para realizar tudo com muita responsabilidade”, detalha Renata Mann.

Outro ponto importante é a função educacional que esse convênio traz, no sentido de educar a população acerca das responsabilidades envolvidas no processo de adoção de animal.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, reforçou a importância de mais uma parceria do município com a universidade. “Sem a UFS eu tenho certeza que nós não teríamos tido sucesso em tantas ações que estamos tendo aqui na cidade. Ter a universidade ao nosso lado, seja na pesquisa ou na extensão, é fundamental para todos nós”, ressalta.

Atuação do Departamento de Medicina Veterinária

O Departamento de Medicina Veterinária vai atuar junto ao Hospital Veterinário Universitário (HVU/UFS) no mapeamento da situação desses animais no município, para que seja possível ter uma noção do número aproximado de bichos que vivem pelas ruas da cidade e também os que são domiciliados, mas estão negligenciados pelos tutores. Além disso, os alunos do curso também poderão colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática.

“Nossos discentes se beneficiam com essa ação porque participam diretamente das pesquisas com relação à população animal, fazem a contagem de quantos animais têm ali, e da mesma forma contribuem com a ação de controle populacional, que será castração realizada no Hospital Veterinário. É um ganho para todos”, pontua Gabriel Lee, diretor do HVU.

Ascom UFS